Horário de atendimento: Das 7h às 13h - Rua Nelson Felício dos Santos (esq. Rua Pércio Schamann) - Tel. +55 (67) 3255-3789

Fundada em
02 de outubro
de 1948

Programa de Voluntariado terá duas dimensões: uma coordenada pela FIFA e outra pelo Governo Federal

O evento de lançamento do Programa de Voluntários para a Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo em 2014 já está sendo realizado, em Salvador. A mesa de abertura contou com o governador da Bahia, Jaques Wagner; o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; o diretor executivo de operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade; e o coordenador do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Ecopa Salvador), Leonel Leal.

Ricardo Trade iniciou sua fala dizendo que é o momento de começar a olhar as operações e não só os estádios. “Nada disso se faz sem a contribuição dos voluntários. É um fórmula que dá certo. Além disso, deixa um legado de capacitação e cultura do voluntariado dos grandes eventos que teremos. Sem os voluntários, é muito difícil realizar o evento”.

Luis Fernandes considera o programa de voluntários uma das chaves do sucesso da Copa do Mundo no Brasil, pois gera um espírito de mobilização, participação e cria clima de entusiasmo e energia positiva para os eventos. “Sem esse elemento, o sucesso será diminuído. É essa cadeia de solidariedade e de participação que marca a Copa”, afirmou Fernandes.

O secretário-executivo destacou ainda que o programa de voluntários no Brasil terá duas dimensões, uma coordenada pela FIFA e outra pelo Governo Federal. “O que nós acertamos com a FIFA e o COL é um programa único de voluntariado, mas com duas dimensões: uma coordenada pela FIFA para áreas oficiais das competições e um segundo pilar, integrado com o primeiro, que será estruturado pelo Governo Federal, que é de um amplo programa de mobilização visando atender aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos nas cidades-sede e fan fests”, destacou Fernandes, acrescentando que a esfera governamental do voluntariado pode chegar a 100 mil vagas e que o processo de inscrição será iniciado em um mês.

“Voluntariado para mim é o tempero dos eventos. É a espontaneidade das pessoas em querer trabalhar. Todos vão falar para filhos e netos que trabalharam na Copa. Aqui, com certeza, teremos mais inscrições que o necessário e vamos disponibilizar o Serviço de Atendimento ao Cidadão para ajudar nisso”, disse o governador Jaques Wagner. “O recheio dos estádios é o nosso povo”, completou.

» Estão abertas as inscrições para Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA 2014. Veja como se cadastrar

Instruções
Segundo a página dedicada ao programa no site da FIFA, o processo de registro e inscrição para os voluntários ficará aberto por, no mínimo, um período de 15 dias. As condições para participar são: ter 18 anos ou mais (completos três meses antes da realização do primeiro jogo ou data do evento. Para a Copa das Confederações por exemplo, deverão ter 18 anos completos até o dia 13 de Março de 2013); e ter disponibilidade para trabalhar pelo menos 10 horas por dia, com pelo menos 20 dias de dedicação exclusiva, durante o período do evento. O email para dúvidas é [email protected].

Fonte:Portal da copa

- Publicidade -
- Publicidade -